Ajuste fino da extrusão - Como configurar os passos por milímetro? | Voolt3D

Ajuste fino da extrusão - Como configurar os passos por milímetro?

Publicado: 18/02/2019


Neste artigo vamos falar um pouco sobre a possível variação na quantidade de filamento extrudado pela impressora que pode ser ajustada pela configuração dos passos/mm (steps_per_mm)


Pra começar vamos explicar um pouquinho de como é o funcionamento do motor de passo da Voolt3D Gi3, especificamente a variável "passos/mm", que é a quantidade de passos que o motor dá para cada milímetro percorrido.

Os drivers usados na Voolt3D Gi3 utilizam como base o integrado DRV8825 da Texas Instruments que é configurado por intermédio dos jumpers que se encontram na placa eletrônica da impressora. Os drivers estão configurados por padrão para 1/32. O que isso quer dizer?
Quer dizer que para cada passo mecânico do motor de passo, o driver fará 32 passos eletronicamente. Nosso motor de passo oferece 200 passos por volta, logo, ao multiplicar os 200 passos mecânicos pelos 32 micropassos teremos um total 6400 passos, ou melhor, 6400 micropassos.


O comando GCode que "configura" a quantidade de passos precisa dar para cada 1mm, é o M92 (para mais detalhes, acesse o site G-code - M92).

O escopo deste artigo é o motor de passo da extrusora. Nele, há uma peça chamada de "polia tratora", ela, juntamente com o mordente, é responsável por empurrar o filamento para a parte quente do Hotend com o objetivo de extrudar o filamento. Essa polia é como se fosse uma pequena engrenagem, possui pequenos dentes que fazem mover o filamento (seja para baixo ou para cima). O perímetro dessa polia define quanto o motor moverá o filamento em uma volta completa do motor de passo, logo, quando a polia tratora engasta os dentes no filamento, ele acaba, de certa forma, penetrando um pouco esse perímetro, consequentemente, o diâmetro se altera.

Como a polia tratora pode possuir uma pequena variação induzida pelo seu processo de fabricação, o perímetro nunca será 100% igual em todas as polias, logo, a quantidade de material extrudado pode sofrer uma pequena variação entre o que é solicitado via GCode e o que sai da extrusora e isso que queremos corrigir.

Como isso pode ser solucionado?

1º opção - Ajustar o a quantidade de filamento extrudado - Durante a impressão pelo menu "Fluxo de impressão" no display do equipamento; durante o fatiamento ao alterar o diâmetro do filamento no fatiador (diminuir o diâmetro significa aumentar a quantidade de plástico) ou alterar o multiplicador de extrusão, também no fatiador. A vantagem desta opção é que não implica em alteração nas configurações de fábrica e te permite facilmente executar testes diversos sem precisar ficar alterando a configuração de passos/mm da impressora.

2º opção - Ajustar a variável passos/mm - O procedimento pra isso é o seguinte:

Faça a impressora extrudar 10mm de material e meça o filamento que extrusora efetivamente puxou. Com a medida em mãos faça uma regra de três entre o que mandamos extrudar e o que realmente foi extrudado. O valor padrão de passos/mm para a extrusora é 294, logo, 2940 passos são necessários para extrudar os 10mm solicitados. Com os valores medidos você saberá a nova quantidade de passos/mm que precisará ser utilizada.

Dica: Lembre-se que o filamento possui uma certa maciez, fator que influencia nessa configuração. O diâmetro final é influenciado por quanto os dentes do trator "entram" no filamento o que causa uma leve alteração na quantidade de passos necessários para enviar exatamente 1mm pelo Hotend.

Após alterar as configurações, para que esta não se perca ao desligar a máquina, utilize o código M500.

Voltar